sexta-feira, dezembro 17

Querido diário...

Estava conversando com uma amiga e contando sobre as indignações que aparecem nos e-mails alheios...
Daí ela pediu pra eu postar esse último e-mail que eu recebi. E como este espaço está basicamente virando um diário de tão pouco freqüentado que está, vou publicar aqui o e-mail e a minha impressão/indignação sobre ele...

"A Rede Nacional Feminista de Saúde Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos e demais entidades signatárias vem manifestar seu repúdio e exigir providências públicas cabíveis, somando-se ao Procon Municipal de Vitória (ES) que determinou a retirada da propaganda da Cerveja da marca “Devassa” de uma choperia, e que está publicada na Revista Rolling Stones (Número 51, dezembro de 2010, paginas 6 e 7) e cadernos especiais de jornais, a qual divulga a frase “É pelo corpo que se reconhece a verdadeira negra...Devassa negra encorpada. Estilo dark ale de alta fermentação. Cremosa com aroma de malte torrado”.
A referida frase, que vem acompanhada da imagem de uma mulher negra é explicitamente desrespeitosa em relação a essas mulheres, cujo processo de racismo e discriminação a que estão submetidas historicamente no Brasil é caracterizado, entre outras manifestações, pela veiculação de estereótipos e mitos sobre a sua sexualidade. Uma forma de manter barreiras ao seu processo de inclusão na cidadania como pessoas com iguais direitos.
Esta cultura foi legitimada e legitimadora da escravização a que foi submetido o povo negro trazido da África por quase 500 anos, quando as mulheres negras, desde meninas serviam de iniciação sexual dos brancos, afetando suas vidas, saúde, e violando a sua dignidade como pessoas. Discriminações racial e de gênero se somam tornando a luta das mulheres negras pela igualdade um desafio difícil de ser vencido.
O Brasil é detentor de legislação nacional que tipifica e criminaliza o racismo e as discriminações por gênero e raça, é signatário de documentos internacionais que vedam estas manifestações e protegem os direitos humanos.
Tendo em vista que esta publicidade viola os direitos humanos e a dignidade das mulheres negras, referindo-se ao seu corpo e sua sexualidade, e que a Cervejaria Devassa é reincidente na veiculação de publicidade em que trata mulheres a Rede Nacional Rede Nacional Feminista de Saúde Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, apoiada amplamente pelo movimento de mulheres, expressa sua indignação e exige providências do Conselho Nacional de Auto-regulamentação da Publicidade – CONAR, assim como encaminha aos órgãos de defesa dos direitos humanos solicitação de medidas cabíveis.

REDE NACIONAL FEMINISTA DE SAÚDE, DIREITOS SEXUAIS E DIREITOS REPRODUTIVOS"

Agora eu pergunto...
Há cabimento uma coisa dessas? Existem palavras tão bem empregadas nesse texto, um discurso maravilhoso... Mas que não tem coesão alguma com o que está sendo reclamando. Pergunto-me em que momento a empresa da cerveja Devassa faz alusão ao sexo? E em que momento vocês encontram um discurso que possa se encaixar às alusões históricas da discriminação racial no Brasil? Não meus queridos, não há preconceito no anúncio da cerveja. Esse não é o foco deles. Eles não alimentam nenhum contexto que se possa desdobrar os sentidos das frases na propaganda. Eles estão vendendo uma cerveja cujo o nome da marca é Devassa. E pra quem não sabe existe a Devassa Loira, Ruiva e Negra. E as informações das propagandas fazem alusão ao corpo da CERVEJA e não da mulher. Se a interpretação chega com olhos maldosos à grande maioria, é por que o preconceito está na cabeça dessa massa e não no teor da propaganda.
Enfim.
Sou negra, de pele e de consciência, sei ler, interpretar e beber.
E eu degusto e adoro uma Devassa.

2 comentários:

  1. isso é coisa de gente que não tem oq fazer.

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  2. Enquanto isso, na vida real, militantes correm em busca de leis sólidas e práticas, defendem a história e a valorização de seu povo e comemoram o centenário de nascimento de Joaquim Nabuco com o aumento do número de negros e negras no Brasil. O nosso país é o segundo mais negro do mundo, e isso é vitória.

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